DER terá que contratar por licitação empresas que farão viagens dentro do PR.
Desde 2005, sistema rodoviário perdeu cinco milhões de usuários.
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, com cinco mil pessoas, vai ajudar o órgão a fazer mudanças nas linhas de ônibus que circulam pelo estado. Para obedecer a lei, o DER passará a contratar por licitação as empresas que fazem os trajetos dentro do Paraná. Com isso podem surgir novas linhas, com pontos de parada diferentes e mais horários.
O levantamento foi feito em todas as regiões do estado, entre março e abril deste ano. Para 21%, não há problemas nos ônibus que ligam os municípios do Paraná, mais de 80% consideram os serviços bons e menos de 2% disseram que a qualidade é ruim ou péssima. O preço da passagem foi apontado como problema para 26% das pessoas que responderam a pesquisa e 18% disseram que há poucos horários para a linha que utilizam.
Desde 2005, os ônibus têm perdido passageiros para o avião. No estado, foram cinco milhões de usuários a menos. Isso porque em alguns casos o preço da viagem aérea acaba se tornando mais atrativo.
Ao todo, 700 linhas de ônibus rodam pelo estado e são controladas por 49 empresas. Para o DER, exigência da licitação pode aumentar o número de companhias, trazendo mais concorrência e queda nos preços.“Nós precisamos melhorar mais ainda para que a gente possa estancar qualquer queda que possa estar tendo no sistema e começar, aos poucos, através de promoções, através de um atendimento diferenciado, retornar esse pessoal para transporte rodoviário”, afirmou o representante do DER Paulo Milani.
A dentista Márcia Raduy vai para Apucarana, no norte do Paraná, constantemente. Se a linha tivesse mais opções de horários e a passagem custasse menos, ela garante que só viajaria pela estrada. “É mais prático Curitiba- Apucarana de ônibus, só que não é viável pela oferta de ônibus, pela qualidade, pelo serviço”, explicou.
Fonte: G1.com
Fonte: G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário